(Chamada para a rede fixa nacional)

(Chamada para a rede móvel nacional )

Sertã
+13°C

SERTÃ

Universidade de Coimbra

 

Centro de saber por excelência, a Universidade de Coimbra fundada em 1290 é uma das mais antigas da Europa e foi classificada Património Mundial, juntamente com a Alta da cidade e a Rua da Sofia.

Fundada em 1290 por D. Dinis, com o nome de "Estudos Gerais", transitou entre Lisboa e Coimbra ao longo de vários reinados até que foi definitivamente estabelecida nesta cidade em 1537, por iniciativa de D. João III. Desde então ocupa o mesmo edifício, antigo Paço Real medieval, adquirido pela instituição em 1597 a Filipe II de Espanha que então governava o país.

Taxis

Museu Monográfico de Conimbriga

 

A investigação arqueológica precede a criação do museu. Um longo processo de pesquisa foi iniciado no século XIX, e consolidado no século XX, especialmente depois de consumada a classificação do sítio arqueológico, como Monumento Nacional, em 1910.

Em 1873, o Instituto de Coimbra criou uma secção e um Museu de Arqueologia e deu início ao estudo de Conimbriga. Em 1899, concretizaram-se as primeiras sondagens de vulto, desenho da planta do oppidum e os primeiros levantamentos de mosaicos. A partir de 1929, iniciaram-se em Conimbriga escavações sistemáticas, impulsionadas pela realização do XI Congresso Internacional de Antropologia e Pré-História. Os resultados motivaram o Estado em 1930, a adquirir a maioria dos terrenos. Nos anos quarenta e cinquenta do século XX são realizadas obras de reconstituição e consolidação das ruínas, especialmente dos mosaicos. Em 1962, foi inaugurado o Museu Monográfico de Conimbriga, posteriormente Museu Nacional.

Conímbriga

Coimbra

fragas de s. simão

PAssadiços das fragas de s. simão

Na primavera de 2020 nasceu o esplendoroso Passadiço das Fragas de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, bem no Centro de Portugal. O Passadiço das Fragas de São Simão tem sensivelmente 2 km e liga a Aldeia de Xisto de Casal de São Simão ao altaneiro Miradouro das Fragas de São Simão, passando pela deslumbrante Praia Fluvial das Fragas de São Simão.

Se esta caminhada lhe soar a pouco, pode sempre trilhar o percurso pedestre circular PR1 FVN – Caminho do Xisto de Casal de São Simão, no qual o Passadiço das Fragas de São Simão está incluído. No total irá percorrer aproximadamente 5 km e, para além dos locais já mencionados, irá caminhar ao longo da Ribeira de Alge e do Fato, onde ainda brilham as antigas Azenhas, e pelas pacatas povoações de Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda.

As Fragas de São Simão são uma das maiores maravilhas naturais de Portugal. Estas imponentes cristas quártzicas, ultra resistentes à erosão, erguem-se a dezenas de metros de altura, num enquadramento paisagístico de cortar a respiração. Pelo meio das fragas, formando uma idílica garganta, passa a Ribeira de Alge, dando origem a uma das praias fluviais mais bonitas de Portugal, a já mencionada Praia Fluvial das Fragas de São Simão.

 

O Passadiço das Fragas de São Simão tem tudo para ser uma das maiores estrelas do Centro de Portugal.

 

36,3 KM / 32 min

33,4 KM / 31 min

17,5 KM / 22 min