(Chamada para a rede fixa nacional)
(Chamada para a rede móvel nacional )
SERTÃ
FÁTIMA, ALTAR DO MUNDO
O Santuário de Fátima é uma das maiores referências do culto mariano, a que acorrem peregrinos de todo o mundo.
O local onde está o Santuário de Fátima, a Cova da Iria, era até 1917 um lugar desconhecido do concelho de Ourém, na freguesia de Fátima. Nesse ano, um acontecimento religioso veio mudar para sempre a sua história e importância, quando três crianças pastoras, Jacinta, o seu irmão Francisco e a sua prima Lúcia, testemunharam sucessivas aparições de Nossa Senhora do Rosário. Encarado inicialmente com relutância pela Igreja mas acarinhado pelo povo, o fenómeno só em 1930 seria reconhecido pelo bispo de Leiria. A partir de então o desenvolvimento da localidade foi notório, levando a que Fátima fosse elevada a vila, em 1977, e a cidade, em 1997.
Taxis
Tomar, Cidade templária
Tomar é um lugar de história, de mistérios, de esconderijos… É um lugar que tem de desvendar!
Tomar, a cidade templária que se desenvolveu a partir da construção do seu Castelo, mandado erguer em 1160 por D. Gualdim Pais, Grão-Mestre da ordem do Templo, que viria a ser sede dos cavaleiros-monges em Portugal, é um lugar que alia uma beleza inolvidável à presença histórica, carregada de simbolismo e misticismo.
Os magníficos jardins, como o Parque do Mouchão e a Mata dos Sete Montes, são espaços que vai querer descobrir. Assim como a Albufeira de Castelo do Bode, um espelho de água rodeado por pinhais, com pequenos ilhéus, que propicia paisagens deslumbrantes.
S. Mamede
Grutas da moeda
As Grutas da Moeda são grutas calcárias na freguesia de São Mamede, no concelho da Batalha, no distrito de Leiria, em Portugal. Estas grutas calcárias encontram-se situadas nas proximidades da Cova da Iria, na cidade de Fátima.
Em 1971, dois caçadores perseguiam uma raposa que se refugiou num algar existente no meio do bosque. Entraram e ao percorrer o seu interior aperceberam-se da sua beleza, com galerias repletas de inúmeras formações calcárias. Descobriram as Grutas da Moeda.
A gruta tem uma extensão visitável de 350 metros e uma profundidade de 45 metros abaixo da cota de entrada. A temperatura ronda os 18.º C, constante durante todo o ano, o que a torna fácil de visitar por todos.
Mira d'Aire
MONUMENTO NATURAL DAS PEGADAS DOS DINOSSÁURIOS
O Monumento Natural das Pegadas dos Dinossáurios da Serra de Aire, mais conhecido apenas por Pegadas da Serra de Aire, foi criado em 1996, pelo Decreto Regulamentar 12/96 de 22 de Outubro. Como o nome indica, situa-se em Portugal, na Serra de Aire, perto de Fátima, nos municípios de Ourém e de Torres Novas, e é parte integrante do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, ocupando uma área de cerca de 20 hectares.
Este troço de pegadas de dinossáurios foi descoberto há cerca de 20 anos, quando se faziam trabalhos numa pedreira e alguém se apercebeu que existiam enormes depressões no terreno.
51,4 KM / 56 min
27 KM / 30 min
6,4 KM / 10 min
13,5 KM / 17 min
22,9 KM / 29 min
Dornes
Banhada pelo rio Zêzere e com paisagens de tirar a respiração foi aqui que nasceu a " Portuguesa" o nosso hino nacional. Dornes é uma aldeia muito antiga , mais antiga que a nossa própria nacionalidade, assim o dizem vestígios arqueológicos que se encontraram na zona. chegou a ser habitada por cerca de três mil pessoas, hoje não chegam a quinhentos habitantes.
Dornes esteve desde sempre muito ligada aos Templários. A sua torre pentagonal foi mandada erigir por Gualdim Pais, que foi grão-mestre da Ordem dos Templários em Portugal, como parte integrante de um sistema defensivo da Linha do Tejo contra os mouros, que incluía Tomar (onde estava a sede da Ordem) e Almourol.
A torre tem uma particularidade única: tem cinco faces, o que faz dela um exemplo raro de arquitetura militar no período da Reconquista. A partir da torre e da praça que a circunda é possível ver toda a paisagem de diferentes ângulos enquadrada pelo rio Zêzere.