(Chamada para a rede fixa nacional)

(Chamada para a rede móvel nacional )

Sertã
+13°C

SERTÃ

Passadiços

Na primavera de 2020 nasceu o esplendoroso Passadiço das Fragas de São Simão, no concelho de Figueiró dos Vinhos, bem no Centro de Portugal. Podemos afiançar que o que já era bom está ainda melhor e que o Passadiço das Fragas de São Simão tem tudo para ser uma das maiores estrelas do Centro de Portugal.

O Passadiço das Fragas de São Simão tem sensivelmente 2 km e liga a Aldeia de Xisto de Casal de São Simão ao altaneiro Miradouro das Fragas de São Simão, passando pela deslumbrante Praia Fluvial das Fragas de São Simão.

Se esta caminhada lhe soar a pouco, pode sempre trilhar o percurso pedestre circular PR1 FVN – Caminho do Xisto de Casal de São Simão, no qual o Passadiço das Fragas de São Simão está incluído. No total irá percorrer aproximadamente 5 km e, para além dos locais já mencionados, irá caminhar ao longo da Ribeira de Alge e do Fato, onde ainda brilham as antigas Azenhas, e pelas pacatas povoações de Além da Ribeira, Ponte do Brás Curado e Saonda.

39.63498 , -8.16280

Fragas de s. Simão - Figueiró dos vinhos

36,3 KM / 31 min

Podemos afirmar, sem rodeios, que as Fragas de São Simão são uma das maiores maravilhas naturais de Portugal. Estas imponentes cristas quártzicas, ultra resistentes à erosão, erguem-se a dezenas de metros de altura, num enquadramento paisagístico de cortar a respiração.

Pelo meio das fragas, formando uma idílica garganta, passa a Ribeira de Alge, dando origem a uma das praias fluviais mais bonitas de Portugal, a já mencionada Praia Fluvial das Fragas de São Simão.

A Praia Fluvial das Fragas de São Simão é vigiada durante a época balnear e a nível de infraestruturas de apoio tem mais do que o suficiente para um dia bem passado, como bar de apoio, parque de merendas com churrasqueiras e balneários/WC.

Para compor na perfeição este quadro natural há todo um exuberante bosque cuja beleza e serenidade nos transportam, quase instantaneamente, para o Jardim do Éden. Para mais, tem ainda para (re)descobrir a apaixonante aldeia de xisto de Casal de São Simão, uma das aldeias de xisto mais bonitas da Serra da Lousã.